A história das organizações tem demonstrado que os problemas de comunicação são os principais responsáveis pela maioria das crises de gestão, desacertos gerenciais e conflitos interpessoais. A abertura para o diálogo é a melhor solução para concretizar a comunicação sem complicações.
O QUE O LÍDER NÃO DEVE FAZER
· Resistência em ouvir o que os outros têm a dizer;
· Inabilidade em dar e receber feedback;
· Muita ação e pouca reflexão;
· Inaptidão em conviver produtivamente com as diferenças;
· Falta de compartilhamento de opiniões e sentimentos.
O QUE O LÍDER DEVE FAZER
· Transforme a crítica em fonte de retorno para o seu aperfeiçoamento;
· Não se aborreça com opiniões contrárias as suas e respeite-as enquanto pontos de vista;
· Tenha paciência para conviver com pessoas de diferentes linhas de pensamento;
· Descarte respostas ríspidas e irônicas;
· Mantenha a atenção no emissor e concentração reflexiva no conteúdo da mensagem;
· Tenha disposição para pensar, refletir e conversar sobre idéias e não sobre pessoas;
· Não considere sua opinião como verdade absoluta e inquestionável.
CAPITAL HUMANO
Investir em capital humano faz bem para a saúde financeira da Empresa. A elaboração e a implementação das políticas de RH fazem muita diferença nos resultados das empresas.
Cuidados que NÃO devem ser esquecidos nesse processo:
REMUNERAÇÃO
· Elaboração: a empresa deve ter programas especiais de remuneração para pessoas de alto potencial; eles devem estar alinhados com os negócios, incentivar a cultura desejada e estar integrados com a gestão de talento.
· Implementação: ter um processo de determinação de remuneração mais formal, sendo mais comunicada frequentemente de forma on-line do que via PowerPoint.
RECRUTAMENTO
· Elaboração: preencher posições mais rapidamente e de forma mais barata; oferecer aos recém-contratados uma razão para a sua contratação.
· Implementação: treinar gerentes para fazer a entrevista.
GESTÃO DE DESEMPENHO
· Elaboração: usar menos descrições de cargo; não contar com uma distribuição recomendada para os escores de performance; fazer coaching com os funcionários para melhorar seu desempenho.
· Implementação: ter um processo formal para desdobramento de objetivos; usar PowerPoint para preparar os gerentes; ter alto nível de adesão.
SUCESSÃO
· Elaboração: ter programas para vários tipos de funcionários mais envolvidos na empresa; articular um case com mais intensidade.
· Implementação: mais impulsionado pela função de recursos humanos; oferecer aos gerentes ferramentas e recursos; usar treinamento presencial em toda a empresa.
COMUNICAÇÃO
· Elaboração: mostrar uma relação entre estratégia de comunicação para a empresa; coordenar as mensagens internas e externas; ter um pacote de informações para os gerentes.
· Implementação: medir a efetividade do processo de comunicação; ter um processo de comunicação mais formal; remunerar os gerentes pela comunicação.
Fonte: Watson Wyatt
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