segunda-feira, 9 de maio de 2011

DICA DA SEMANA – SABER OUVIR


A história das organizações tem demonstrado que os problemas de comunicação são os principais responsáveis pela maioria das crises de gestão, desacertos gerenciais e conflitos interpessoais. A abertura para o diálogo é a melhor solução para concretizar a comunicação sem complicações.

O QUE O LÍDER NÃO DEVE FAZER
·         Resistência em ouvir o que os outros têm a dizer;
·         Inabilidade em dar e receber feedback;
·         Muita ação e pouca reflexão;
·         Inaptidão em conviver produtivamente com as diferenças;
·         Falta de compartilhamento de opiniões e sentimentos.

O QUE O LÍDER DEVE FAZER
·         Transforme a crítica em fonte de retorno para o seu aperfeiçoamento;
·         Não se aborreça com opiniões contrárias as suas e respeite-as enquanto pontos de vista;
·         Tenha paciência para conviver com pessoas de diferentes linhas de pensamento;
·         Descarte respostas ríspidas e irônicas;
·         Mantenha a atenção no emissor e concentração reflexiva no conteúdo da mensagem;
·         Tenha disposição para pensar, refletir e conversar sobre idéias e não sobre pessoas;
·         Não considere sua opinião como verdade absoluta e inquestionável.


CAPITAL HUMANO

Investir em capital humano faz bem para a saúde financeira da Empresa. A elaboração e a implementação das políticas de RH fazem muita diferença nos resultados das empresas.

Cuidados que NÃO devem ser esquecidos nesse processo:


REMUNERAÇÃO
·         Elaboração: a empresa deve ter programas especiais de remuneração para pessoas de alto potencial; eles devem estar alinhados com os negócios, incentivar a cultura desejada e estar integrados com a gestão de talento.
·         Implementação: ter um processo de determinação de remuneração mais formal, sendo mais comunicada frequentemente de forma on-line do que via PowerPoint.

RECRUTAMENTO
·         Elaboração: preencher posições mais rapidamente e de forma mais barata; oferecer aos recém-contratados uma razão para a sua contratação.
·         Implementação: treinar gerentes para fazer a entrevista.

GESTÃO DE DESEMPENHO
·         Elaboração: usar menos descrições de cargo; não contar com uma distribuição recomendada para os escores de performance; fazer coaching com os funcionários para melhorar seu desempenho.
·         Implementação: ter um processo formal para desdobramento de objetivos; usar PowerPoint para preparar os gerentes; ter alto nível de adesão.

SUCESSÃO
·         Elaboração: ter programas para vários tipos de funcionários mais envolvidos na empresa; articular um case com mais intensidade.
·         Implementação: mais impulsionado pela função de recursos humanos; oferecer aos gerentes ferramentas e recursos; usar treinamento presencial em toda a empresa.

COMUNICAÇÃO
·         Elaboração: mostrar uma relação entre estratégia de comunicação para a empresa; coordenar as mensagens internas e externas; ter um pacote de informações para os gerentes.
·         Implementação: medir a efetividade do processo de comunicação; ter um processo de comunicação mais formal; remunerar os gerentes pela comunicação.

Fonte: Watson Wyatt

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