terça-feira, 24 de maio de 2011

O cuidado com as dinâmicas de grupo nos processos de seleção.


As dinâmicas de grupo, realizadas pelas empresas nos processos de seleção, podem se constituir em experiência humilhante para os candidatos, caso não se leve em consideração o bom-senso, é o que afirma a reportagem “Perdidos na prática” da revista MELHOR, de dezembro de 2006, n°229. É comum encontrar pessoas que vivenciaram essa experiência em processo de seleção; e também é comum que candidatos tenham péssima impressão sobre essas dinâmicas.
É de extrema importância que o RH das empresas analise as possibilidades e limitações desse tipo de seleção. Utilizar uma dinâmica que vise uma análise demasiado subjetiva acerca de um candidato, pode ser um problema. Muitas pessoas não estão preparadas para serem desnudadas diante de pessoas que elas nunca viram antes. E essas dinâmicas podem levar os candidatos a se sentirem demasiadamente expostos. Portanto, muitos profissionais de RH vêm se limitando à investigação das competências, o que possibilita mais objetividade e evita situações constrangedoras para os candidatos. Nos dias de hoje sente-se que há necessidade de um cuidado especial com a escolha das dinâmicas de grupo. Imagine você ter que dizer com que bicho o candidato ao lado se parece, sendo que você nunca o viu antes; ou então, ter que imitar um bicho ou dançar funk. Essas são algumas das dinâmicas utilizadas que, na reportagem, são consideradas como as mais humilhantes pelos próprios candidatos.
Atualmente, se faz importante delimitar bem as possibilidades dessa técnica de seleção. As dinâmicas de grupo possibilitam observar o comportamento do candidato em atividades de grupo e a forma como esse sujeito se relaciona com os outros. Influencia diretamente na constituição de times, no endomarketing da empresa. Dessa forma, uma ferramenta tão importante não pode ser utilizada sem uma reflexão cuidadosa, principalmente porque o candidato que vivenciar uma situação constrangedora em uma dinâmica pode sair com uma péssima imagem da empresa. Isso, sem falar que o uso inadequado desse tipo de técnica, pode, também,  afugentar candidatos promissores fazendo a seleção perder seu caráter estratégico.  

Um comentário:

  1. Esse artigo também revela a imnportância de se contratar pessoas qualificadas para a aplicação dessas dinâmicas.

    ResponderExcluir